Queda de 28% nos preços: onde pode chegar a crise dos imóveis comerciais nos EUA? Potenciais impacto

广告位火热招租中

O fantasma de uma nova crise em bancos regionais continua a rondar os Estados Unidos. Ontem, o mercado financeiro americano voltou a levar um susto com a notícia de que o New York Community Bancorp estaria buscando injeção de capital. A ação do banco chegou a cair 42%, mas encerrou a sessão com alta de 8% após o banco anunciar um aporte de US$ 1 bilhão, obtido com a venda de suas ações.

Qual o impacto do setor de imóveis comerciais hoje?

Gestora fundada por Howard Marks, a Oaktree acredita que o setor de imóveis comerciais é o investimento com o maior risco hoje. Em relatório especial sobre o setor, a Oxford Economics aponta que os mais graves estão concentrados no setor de escritórios, à medida que o segmento continua a enfrentar o aumento do trabalho remoto e híbrido, uma mudança estrutural induzida pela pandemia.

Quais os possíveis desdobramentos dessa situação?

Contudo, as implicações macroeconômicas e os riscos não são uniformes. A porcentagem das carteiras de empréstimos dos bancos em imóveis comerciais varia, e os analistas acreditam que, ainda que os bancos restrinjam o crédito para a compra desses imóveis, é discutível se outras instituições não bancárias não preencherão parte desse vácuo e continuarão a alimentar o problema.

Qual o cenário esperado para os próximos meses?

Em geral, a Oxford Economics aponta que os bancos comerciais deveriam ser capazes de absorver perdas em suas carteiras. Isso foi mostrado pelos testes de estresse realizados pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) em 2023, que indicaram que os bancos analisados teriam capital suficiente para enfrentar um cenário em que os preços dos imóveis comerciais diminuíssem 40% e a taxa de desemprego subisse para 10%.

Bank

Finance

Em conclusão, a situação atual do setor de imóveis comerciais nos Estados Unidos representa desafios e incertezas. É fundamental acompanhar de perto os desdobramentos e as ações tomadas pelos bancos e instituições financeiras para lidar com essa potencial crise. Como você acha que essa situação pode impactar a economia global? Deixe sua opinião nos comentários e continue acompanhando para mais atualizações sobre esse tema. Obrigado pela leitura!


Por /Marília Almeida


广告位火热招租中